No Espaço Mira – PORTO com InterStruct Collective

Í𝕟𝕥𝕚𝕞𝕠 𝕒 𝕡𝕠𝕝í𝕥𝕚𝕔𝕠: 𝕦𝕞 𝕒𝕧𝕒𝕥𝕒𝕣 𝕔𝕠𝕝𝕖𝕥𝕚𝕧𝕠”

ℂ𝕠𝕝𝕖𝕥𝕚𝕧𝕠 𝕀𝕟𝕥𝕖𝕣𝕊𝕥𝕣𝕦𝕔𝕥

de 18 de junho a 26 de julho, no Espaço MIRA

de quarta a sábado entre 15h e as 19h

.“Íntimo a político: um avatar coletivo”

Como podem diferentes narrativas – pessoais, íntimas, particulares – encontrar-se e desencadear um discurso político coletivo, transformador, subversivo, contra-cultura?

Em tempos de ruptura marcados por uma aparente aproximação entre indivíduos proporcionada por novas redes de informação e comunicação, a fragilidade dos laços humanos, a solidão, o narcisismo, o medo e o ódio ao outro, a assimilação ou degeneração das ideologias e organizações políticas populares parecem simultaneamente negar qualquer vislumbre de um mundo mais solidário que exige empatia e vínculos, onde o bem-estar colectivo se assuma como pilar político e civilizacional. A agenda política e uma certa ideia da cidadania ocidental podem criar um sentimento de não pertença como fenómeno do nosso sistema neoliberal, colonial e patriarcal.

Como quebrar as narrativas atuais de marginalização, gentrificação, solidão e _______?

O entendimento e a relação com os vários aspectos da nossa intimidade, a partilha de sentimentos e o nosso próprio ser refletem-se nas muitas camadas da nossa herança cultural e constituem o ponto de partida para desvendar os contextos políticos que acompanham o lugar onde vivemos e a descoberta da nossa própria identidade para estabelecer conexões entre a memória coletiva do passado, as experiências do presente e a imaginação acerca do futuro (talvez utópico?).

Artistas participantes na exposição: Claire Sivier, Desiree Desmarattes, Miguel F, Natasha Bulha Costa, Odair Monteiro, Vanessa Fernandes, Vijay Patel

Curadoria: João Terras e José Maia

ATLANTICA: CONTEMPORARY ART FROM CABO VERDE, GUINEA BISSAU, SÃO TOMÉ AND PRINCIPE AND THEIR DIASPORAS

ATLANTICA: CONTEMPORARY ART FROM CABO VERDE, GUINEA BISSAU, SÃO TOMÉ AND PRINCIPE AND THEIR DIASPORAS

ATLANTICA: Contemporary Art from Cabo Verde, Guinea Bissau, São Tomé and Príncipe and their Diasporas é o terceiro livro da editora Hangar Books, especializada em publicações no contexto das artes contemporâneas, com foco nas espistemologias do sul.
Na sequência das duas obras anteriores dedicadas, respectivamente, a Angola e a Moçambique, este novo livro da série “Atlantica” centra-se na arte de Cabo Verde, da Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe, bem como nas suas diásporas. É editado pelo artista César Schofield Cardoso, em conjunto com Mónica de Miranda, que assina também a coordenação.Nos diferentes ensaios, encontramos grande variedade de formatos e géneros de escrita no livro, o que reflecte a diversidade de origens dos autores. O livro reúne doze artistas nascidos pós-independência, com distintas histórias, perspectivas e visões artísticas. As práticas de arte contemporânea que surgiram, ou se desenvolveram nos país, são em si ferramentas de resistência e rebelião e, como tal, são centrais para as estratégias de descolonização que os artistas usaram para entender, analisar e resistir ao impacto socioeconómico dos eventos quotidianos e das suas próprias realidades pessoais.

EDIÇÃO: 
César Schofield Cardoso e Mónica de Miranda 

COORDENAÇÃO: 
Mónica de Miranda 

ARTISTAS:
Olavo Amado, Nú Barreto, Welket Bungé, César Schofield Cardoso, Irineu Destourelles, Vanessa Fernandes, ngelo Lopes, Sandim Mendes, Melissa Rodrigues, Herberto Smith, Abdel Queta Tavares, René Tavares. 

ENSAIOS: 
Azu Nwagbogu, Mónica de Miranda, César Schofield Cardoso, Ana Cristina Pereira, Inês Beleza Barreiros, Raquel Schefer, Ana Nolasco, Álvaro Luís de Lima, Michelle Salles, Paula Nascimento, Mariana Aboim, Raquel Lima, Valdívia Delgado Tolentino, Cristiana Tejo, Luísa Santos, Inocência Mata, Joacine Katar Moreira, Ana Balona de Oliveira.
This Project was produced with national funding from the FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P, under the Project UIDB/00509/2020 

TÍTULO ORIGINAL | Atlantica: Contemporary Art from Cabo Verde, Guinea Bissau, São Tomé and Principe and their Diasporas
ANO DE EDIÇÃO | 2021 | Nº PP | 224
Formato | 20,5 x 25,5 cm | ISBN: 978-989-53353-0-5
PVP 35€ / Lançamento em 10 de Dezembro de 2021

Direção de fotografia para “Mudança” de Welket Bungué no 71Berlinale – Forum Expanded

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s